Outubro Rosa
Outubro Rosa




Outubro Rosa o que é?

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por inúmeras entidades e em diversos lugares no mês de outubro. Dirigida às mulheres e à sociedade em geral, a iniciativa tem como propósito divulgar e fazer pensar a respeito da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Outubro Rosa como surgiu?

O movimento Outubro Rosa quando surgiu ocorria apenas nos Estados Unidos. O país, no mês de outubro realizava isoladamente diversas ações e campanhas de prevenção contra o câncer de mama, fazendo referência aos exames e métodos preventivos. Estas contavam com o apoio de empresas, da população e várias entidades colaborativas. Posteriormente o Congresso Americano oficializou o mês de outubro como o mês nacional (americano) de prevenção contra o câncer de mama.

O nome remete a cor do laço rosa, mundialmente conhecido como símbolo de luta contra a doença. Este por sua vez, foi lançado no ano de 1990 pela Fundação Susan G. Komen e pela For the Cure, e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura realizada em Nova Iorque, e desde então promovida anualmente na cidade.

Posteriormente, entidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos começaram a fornecer programas e promover ações voltadas à prevenção do câncer de mama, escolhendo o mês de Outubro para tal. Foram denominadas Outubro rosa. Inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços dessa cor para mobilizar a população, surgindo também corridas, desfiles e diversas atividades relativas ao assunto, muitas vezes com os sobreviventes da doença como participantes.

A iluminação de monumentos surgiu depois e não há data oficial que especifique essa ação. Sabe-se que foi outra possibilidade alerta para a população e de expansão do movimento pelo mundo, pois bastou adequar a iluminação já existente para a proposta da campanha, além de ser uma linguagem visual passível de leitura em qualquer local do mundo.

O movimento Outubro Rosa contra o câncer de mama difundiu-se pelo mundo, motivando diferentes povos e nações em torno desse propósito. 

Outubro Rosa no Brasil

O Brasil teve como primeiro símbolo de participação ao Outubro Rosa a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, no dia 02 de outubro de 2002 em São Paulo, data que era comemorada os 70 Anos do Encerramento da Revolução.

O Outubro Rosa quando começou no Brasil partiu de um grupo de mulheres conscientes dessa causa, que em parceria com uma empresa de cosméticos europeia iluminaram de rosa o Obelisco, do Ibirapuera, em referência ao movimento.

 

Por Stephany Machado