Seminário Formas de Agregar Valor à Cadeia de Alimentos
Seminário Formas de Agregar Valor à Cadeia de Alimentos




Seminário Formas de Agregar Valor à Cadeia de Alimentos: Registros, Certificações e Autorizações

 

A certificação de produtos orgânicos é o procedimento pelo qual uma certificadora, devidamente credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e “acreditada” (credenciada) pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), assegura por escrito que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas da produção orgânica.

A certificação apresenta-se sob a forma de um selo afixado ou impresso no rótulo ou na embalagem do produto.

Cabe ao Ministério da Agricultura credenciar, acompanhar e fiscalizar os organismos de certificação que, mediante prévia habilitação do MAPA, farão a certificação da produção orgânica e deverão atualizar as informações dos produtores para alimentar o cadastro nacional de produtores orgânicos. Estes órgãos, antes de receberem a habilitação do Ministério, passarão por processo de acreditação do Inmetro. Mais informações http://www.organicsnet.com.br

 

 

No dia 02 de Dezembro um dos representates da Nutribenn esteve presente no seminário sobre FORMAS DE AGREGAR VALOR À CADEIA DE ALIMENTOS: REGISTROS, CERTIFICADOS E AUTORIZAÇÕES. 

O seminário teve como objetivo divulgar e discutir formas de agregação de valor à qualidade da produção agropecuária do Rio Grande do Sul e contribuir para o entendimento dos diferentes tipos de registros, autorizações e certificações disponíveis. O seminário teve como público alvo os agropecuários, cadeias produtivas, pesquisadores, professores, estudantes, gestores, consuimidores.

Participaram os coordenadores dos programas de produção integrada de arroz, maçã, uva para  processamento e tabaco, respectivamente Maria Laura Mattos, Regis dos Santos, Samar da Silveira e Carlos Tillmann.

Os palestrantes apresentaram as suas cadeias de produção e apresentaram os próximos passos para desenvolver a PI e torná-la um sistema de produção reconhecido pelos consumidores como fornecedor de produtos de alta qualidade, com segurança alimentar e rastreabilidade.