Certificação de Segurança Alimentar HACCP
Certificação de Segurança Alimentar HACCP




O controle de temperaturas é um dos pontos mais importantes na prevenção a DTA (Doenças Transmitidas por Alimentos) em Serviços de Alimentação. Este controle serve para eliminar bactérias ou para controlar sua multiplicação e desenvolvimento.

Inicialmente, é importante que todo estabelecimento tenha um termômetro. Os termômetros mais comumente utilizados são os termômetros tipo ´espeto´, que servem para realizar qualquer um dos controles. É importante que o termômetro tenha laudo de calibração, e que seja higienizado (pode ser com um pano descartável e álcool 70%) antes de cada medição
.
.

O HCCP é uma sigla em inglês: Hazard Analysis and Critical  Control Points, que significa: ANALISE DOS PERIGOS E PONTOS  CRÍTICOS DE CONTROLE. É um sistema de segurança  alimentar, criado para prevenir a ocorrência de potenciais  problemas durante a operação com alimentos, de forma a  prevenir, eliminar ou apenas reduzir os perigos que podem vir  contaminar o gênero alimentício durante o seu processo  produtivo e posterior distribuição.

Devem ser tidos em conta requesitos que, uma vez  contemplados, permitirão a aplicação efetiva do sistema HACCP.  Os prés-requisitos controlam os perigos associados ao  meio envolvente, ao processo de produção do gênero alimentício,  enquanto que o sistema HACCP controla os perigos associados  ao processo de produção.