Dicas da Nutri
Dicas da Nutri




A dica da Nutricionista Nutribenn de hoje vai em especial à higiene dos alimentos.

Comer verduras sem o devido preparo, especificamente sem higienização, não é uma boa ideia. A razão é simples: o alimento pode conter traços de agrotóxicos ou ainda micro-organismos que prejudicam seriamente a saúde.

A ingestão de elementos químicos pode levar ao desenvolvimento de doenças alérgicas e cânceres, por exemplo, enquanto os micro-organismos provocam intoxicações alimentares e infecções.

Para evitar essas complicações, a melhor medida a ser adotada é higienizar corretamente as verduras antes de preparar sua salada.

O procedimento é bem simples, abaixo segue modos de higienização.

Com limão

Use 1 limão inteiro cortado em fatias e esprema todo o seu suco em 1 litro de água. Deixe os alimentos de molho e enxágue com água corrente.

Atenção: verduras, legumes e frutas delicadas devem ficar de molho por apenas 5 minutos. Os mais resistentes podem ficar de 10 a 15 minutos na solução.

Com vinagre

É importante saber que o vinagre não elimina as bactérias dos alimentos, mas é muito útil para desprender os insetos e a terra que ficam presos na casca e nas folhas dos vegetais.


Use 2 colheres de sopa para cada litro de água e deixe os alimentos de molho por 30 minutos, enxaguando em água corrente em seguida.