Aprovado o fim do saleiro em mesas de restaurantes em Porto Alegre.
Aprovado o fim do saleiro em mesas de restaurantes em Porto Alegre.




Saleiro só deverá ser entregue por estabelecimentos ao cliente que solicitar.
Determinação é prevista em emenda a projeto de lei apreciado na Câmara

 

Foi aprovado na tarde desta segunda-feira (15) na Câmara Municipal de Porto Alegre um projeto que institui o programa Menos Sal, Mais Saúde e a Semana Menos Sal, Mais Saúde na capital gaúcha. Também foi aprovada uma emenda que determina que estabelecimentos de alimentação não poderão mais colocar recipientes com sal sobre mesas.

Conforme a emenda, o saleiro só deverá ser entregue ao cliente que solicitar. No entanto, não há nenhuma punição prevista. "O objetivo da emenda é diminuir a exposição dos consumidores ao consumo inadequado de sal", explica a autora, Sofia Cavedon (PT).

O projeto foi apresentado por Delegado Cleiton (PDT), com o objetivo de esclarecer a população sobre os efeitos nocivos do excesso de sal na alimentação. Ele sugere que a Semana Menos Sal, Mais Saúde seja realizada anualmente entre 20 e 26 de abril, com ações de medição da pressão arterial, distribuição de panfletos e realização de palestras por especialistas em saúde e nutrição.

Cleiton destaca que o consumo excessivo de sal é apontado como um dos principais causadores da hipertensão arterial, que pode provocar doenças graves. "Nos últimos anos, cresceu de modo assustador o número de brasileiros com doenças ligadas à alimentação industrializada, contendo componentes prejudiciais nem sempre informados de modo claro aos consumidores, como no caso do sal, presente, inclusive, em doces e sobremesas", afirma.