Orgânicos Nutribenn
Orgânicos Nutribenn




Sala de treinamentos lota para apresentação da Nutribenn.

Membros e servidores da PRR4 puderam conhecer um pouco mais sobre a Nutribenn, empresa que gerencia o restaurante da Regional e a origem dos alimentos oferecidos no local. A apresentação realizada na última terça-feira (31) lotou a sala de treinamentos. O engenheiro agrônomo Felipe Ricardo Godoi Jasinski e os agricultores Sidnei dos Santos e Cleverson Nunes, da cooperativa Aromas & Sabores do Campo, que integram a rede de cultivo e distribuição dos produtos orgânicos servidos diariamente.

Durante a conversa, pôde-se conhecer um pouco sobre a teia que articula a cooperativa, a Nutribenn e a PRR4. Das sementes orgânicas produzidas no assentamento ou adquiridas de produtores certificados às técnicas de plantio e manejo sem adubos, agrotóxicos e organismos geneticamente modificados, passando pela forma de armazenamento e distribuição, e, já na Regional, na forma de preparo, a cadeia sustenta ideais e práticas de ecologia e desenvolvimento sustentável e beneficia a saúde do ambiente, dos animais e do homem.

Os representantes da Aromas & Sabores do Campo também falaram sobre o serviço de entregas de cestas de produtos orgânicos, que atende Porto Alegre, Gravataí e Viamão (veja aqui). A tabela de produtos disponíveis é publicada no Facebook da cooperativa e o cliente pode fazer a encomenda pela própria rede social, via e-mail (aromasesaboresencomenda@gmail.com) ou Whatsapp (51 9973-4523 / 9641-1908 / 9973-4523). Quem trabalha na PRR4 pode solicitar a entrega na unidade. Os produtos chegam à Regional nas manhãs de segunda-feira, quando são entregues os produtos do restaurante. O pagamento pode ser feito por depósito bancário ou ao receber os produtos. "Em breve, teremos aqui no espaço um expositor para os orgânicos", anunciou Josiane.

Os membros da cooperativa deixaram um convite. Abriram a possibilidade de receber os visitantes da PRR4 nos assentamentos Viamão e Renascer (esse, em Capivari do Sul). São cinco famílias que cultivam hortas e produzem mel. "E são pessoas muito boas, muito hospitaleiras", atesta Josiane, que conheceu o grupo por conta da filial da Nutribenn instalada na sede do Incra, na Loureiro da Silva. "Trabalhamos juntos há cerca de um ano", conta.

Agricultura familar - Felipe, Sidnei e Cleverson revelaram que a agricultura familiar representa 84,4% dos estabelecimentos no Brasil, embora a área territorial total cultivada por estes agricultores seja de apenas 24,3%. A maior parte da produção, originada em grandes propriedades, é fertilizada com agrotóxicos numa escala assustadora: o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e, em média, cada brasileiro consome cinco litros de veneno por ano. Para eles, este é o diferencial dos alimentos orgânicos: produção sem agrotóxicos, adubos sintéticos e/ou sementes transgênicas e criação dos animais sem o uso de hormônios. Além disso, a produção orgânica preconiza o equilíbrio sustentável do ambiente e se baseia em processos que não agridem a natureza e respeitam a individualidade de cada agricultor. "Os alimentos orgânicos são mais saboros e duram mais, tem maior valor nutricional e não agridem a saúde do consumidor nem do produtor", resumiu Felipe.

QVT - A palestra integra o programa “Qualidade de Vida no Trabalho”, promovido pelo Núcleo de Assistência à Saúde e Bem-Estar da PRR4 (vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas) em parceria com o Gabinete Médico. Além disso, conta com apoio da Comissão de Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

 Por: Sandra Anflor (Assessora de Comunicação).